www.lesbengeschichte.de

Hildegard Helene Friederike Moniac (1891-1967)

Hildegard Moniac c. 1953 © Peter Gutsche/Christiane Leidinger

Hildegard Moniac nasceu em 29 de março de 1891 em Friedenau, distrito de Teltow. Cresceu em Berlim e adquiriu seu título de professora de costuta e limpeza para escolas comerciais em 1991 em Lette-Verein. Esta associação realizava, entre outras coisas, formação profissional para mulheres. Entre 1913 e 1933 trabalhou em Berlim como professora superior do comércio, mas foi suspensa depois de ser classificada como 'politicamente desconfiável' pelos nazistas, baseado no quarto parágrafo do código legal dos funcionários estatais.

A partir dos anos 30 colaborou no atendimento homeopático em Rüdersdorf, na casa de sua noiva enfermeira Johanna Elberkirchen. Elas se conheceram em 1914 e viveram juntas até 1919 em Berlim. Um ano mais tarde se mudaram para Rüdersdorf e compraram juntas uma casa em Luisenstraße 32.

Durante a República Weimar, Hildegard Moniac foi membro do partido político USPD (Partido Independente Social Democrático da Alemanha), organizou até 1933, com seus companheiros da SPD (Partido Democrático Social), as Inaugurações Juvenis em Rüdersdorf. Participou ativamente no SPD em 1945/1946, até a controversa unificação política da SPD com a KPD (Partido Comunista da Alemanha) formando a SED (Partido Socialista Único). Graças a testemunhos da época, sabemos que se dedicou ao trabalho com pessoas idosas na SED.

Depois que o Exército Vermelho deixou o edifício da escola primária de Alt-Rüdersdorf, que eles haviam tomado no fim da guerra, a escola que existia desde 1881 foi reaberta em 15 de outubro de 1945, sob a direção de Hildegard Moniac. Em 1951 ela foi tranferida para a escola de formação superior, devidos a interesses de ordem superior. Essa transferência foi acompanhada por protestos de pessoas importantes, suspeitasse que a transferência tenha sido devido a seus interesses políticos e provavelmente por sua homossexualidade. Em 1954 se retira das atividades na escola, aparentemente por causa de sua saúde e idade.

Até sua morte em 3 de agosto de 1967, aos 76 anos de idade, Hildegard Moniac viveu com sua noiva Luitgarde, 'Luli' Kettner (1914-1977) na casa da Luisenstraße. Luli também foi professora da escola primária Rüdersdorf.


© Christiane Leidinger (Berlin 2003)
Bibiane Lengler Michaelsen (Tradução para o português, Porto Alegre 2006)

home